Doce Aguardo

Siga nas redes sociais

O que fazer enquanto aguarda? Parte 3: ler e estudar

30 ago 2025

·

Atualizado em 30 ago 2025

Com tantas mudanças físicas, emocionais e psicológicas que acontecem com a mulher durante a gestação, a leitura pode ser uma importante ferramenta para trazer conhecimento e segurança, além de ser um momento de autocuidado e preparação para a maternidade.

A gravidez é um universo de novidades, principalmente na primeira gestação. Preparar-se para o que está por vir pode ajudar a entender os processos, as mudanças corporais, o desenvolvimento do feto, as etapas do parto, os cuidados com o recém-nascido e a amamentação.

Adquirir conhecimento pode contribuir para diminuir a ansiedade e o medo e, também, de auxiliar a gestante e a família a estarem mais preparadas para tomar decisões mais conscientes.

A leitura é um excelente hábito e pode proporcionar momentos de relaxamento e tranquilidade. Uma sugestão é escolher um lugar no quarto do bebê para ler, se preparar e começar a se ambientar com o novo espaço. Existe uma variedade de formatos disponíveis, como os livros físicos, e-books e audiolivros. A escolha do formato pode variar de acordo com o estilo de vida e as preferências de cada um.


São diversos os temas e as opções de leitura. Para facilitar a escolha, organizamos sugestões por categorias.


» Livros para acompanhar a gravidez: contribuem para entender as transformações que acontecem com a mulher e o bebê semana a semana. Além disso, trazem informações sobre os cuidados com alimentação, realização de exames importantes e preparação para o parto.


- “O que esperar quando você está esperando” (Heidi Murkoff e Sharon Mazel): um guia prático e completo sobre a gravidez e o pós-parto;

- “9 meses” (Ana Jannuzzi): guia com informações científicas para a gestação e o parto;

- “Meu jeito de ser mãe” (Fernanda Rodrigues): uma perspectiva pessoal e acolhedora sobre gestar, cuidar e criar.


» Livros sobre cuidados com o bebê e pós-parto: fornecem informações para pais e cuidadores com relação aos primeiros meses de vida do bebê e a um maternar mais leve.


- “O ano de ouro” (Ana Jannuzzi): um guia sobre exterogestação, amamentação, puepério etc.

- “Travessia – cartas e reflexões de mãe para mãe” (Ana Jannuzzi): textos acolhedores sobre a maternidade.

- “A encantadora de bebês" (Tracy Hogg e Melinda Blau): uma série de livros que oferecem instruções para estabelecer rotinas e entender o comportamento do bebê.


» Livros sobre educação e criação dos filhos: instruem sobre os padrões, costumes e métodos da complexa e constante tarefa de educar.


- “Crianças francesas não fazem manha” (Pamela Druckerman e Regiane Winarski): uma pesquisa sobre os costumes e conceitos de educação parisiense.

- “Crianças dinamarquesas” (Iben Dissing Sandahl e Jessica Joelle Alexander): os segredos da população mais feliz do mundo sobre criação.

- “O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)” (Philippa Perry): tem o objetivo de ajudar a desenvolver relacionamentos de qualidade.


» Livros infantis: montar uma biblioteca durante a gravidez é uma linda forma de se preparar e a leitura pode começar ainda na barriga fortalecendo o vínculo entre mãe e filho. Boas escolhas são os livros com ilustrações coloridas, textos simples e com interação sensorial, como os de pano.


Livros de contraste: apresentam imagens em preto e branco ou cores de alto-contraste que são mais facilmente percebidas pelos bebês, auxiliando a estimulação visual e cognitiva, especialmente nos primeiros meses de vida.

“Poppy e Sam”: diversos livros educativos e interativos que compõem a série Histórias da Sítio da Editora Usborne.

“Eram cinco animais da selva” (Donaldo Buchweitz): um livro sensorial e divertido.


A leitura é um investimento no seu bem-estar e um auxílio para tornar a criação do seu pequeno mais leve!

Aproveite as ofertas que selecionamos e divirta-se 😙

Compartilhar artigo

facebooktwitterwhatsapp
Copiar link do post
Vistos Recentemente